Ninguém acredita no investimento que você faz no condomínio?

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O cotidiano dentro de um condomínio é muito mais complexo do que imaginamos, certo? Então que tal facilitar a comunicação com os moradores?

Perguntas como “porque o condomínio aumentou?” ou “porque você colocou minha inadimplência no demonstrativo financeiro?” e comentários como “que caro o conserto do elevador, não tinha um mais barato?!” não devem entrar num top 10 de preferências para ouvir, certo?

Infelizmente essas questões fazem parte da realidade da maioria dos síndicos, mas elas podem indicar um problema de administração que precisa – e tem – cura. Já pensou em possíveis ruídos de comunicação com os moradores?

Conheça dicas para atingir uma administração transparente que não deixe dúvidas sobre o bom trabalho que busca fazer aos moradores:

Balanço no boleto

Quem não quer saber detalhes sobre as contas que paga mensalmente? Essa medida já é usada em muitos condomínios, e normalmente tem um bom retorno dos moradores. Apesar de gerar dúvidas entre eles, é uma ótima ferramenta para que o morador entenda a saúde financeira do empreendimento. Afinal de contas, ele também investiu no edifício. Não deixe que ele desacredite do valor!

Auditoria preventiva

Essa medida é necessária para que o morador acompanhe constantemente a administração, e ter um profissional capacitado para exercer esse papel é melhor ainda. Em grandes edifícios, por exemplo, é difícil acompanhar os pequenos detalhes, e o especialista pode checar se tudo está dentro dos conformes. Deixe também o relatório à disposição do morador para consultas periódicas.

Disponibilidade para diálogos

Como anda o seu diálogo com os moradores? Você tem se mostrado aberto para conversas? Se a resposta for não, tome cuidado! O papel do síndico também é ouvir o morador e esclarecer dúvidas. A aproximação evita questionamentos sobre benfeitorias e possíveis ruídos de comunicação. Hoje em dia dá pra contar com canais online que facilitam a conversa. Não se esqueça: nada substitui a presença física – crie uma agenda e esteja disponível a cada 15 dias para reuniões e/ou esclarecimento de dúvidas.

Reuniões

Não tem jeito – as reuniões ainda são uma excelente maneira de colocar todos na mesma “página”. Tem problemas com o comparecimento de moradores? Ou aquela fama de “reunião de condomínio é sempre chata” tira o seu sono? Já pensou em inovar? Que tal apresentar um vídeo aos moradores com as melhorias feitas e depoimentos de moradores? Não esqueça de deixar todas as realizações disponíveis para consulta.

Uso de ferramentas

A tecnologia pode ser uma boa aliada para comunicados, mas é necessário ter organização. Vai fazer mudanças? Informe com antecedência os moradores com cartazes, avisos e cartas. As ferramentas informativas, além de excelentes aliadas, também reforçam o seu trabalho – elas mostram que você se importa com o condomínio e respeita quem vive ali.

Acompanhe nossos canais – sempre teremos dicas excelentes para você!

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